COMERCIO DE QUEIJO: PREFEITURA INICIA VISITAS À PRODUTORES DE QUEIJO DE ARAPUTANGA

Por Luis Carlos Henrique

Por meio da ação conjunta entre Serviço de Inspeção Municipal – SIM e Vigilância Sanitária, a Prefeitura Municipal de Araputanga iniciou na última quarta-feira (28/08) as Visitas à produtores de queijo de Araputanga. As visitas tem como objetivo conhecer a realidade local para a construção de um Plano de Ação e/ou Projeto de intervenção para dar suporte aos produtores de queijo artesanais, com garantia de qualidade. A primeira visita foi realizada aos produtores da Fazenda Araputanga, do Grupo Terra de Bacuri.

“Essas visitas se consolidam como o primeiro passo na construção de um projeto de desenvolvimento no campo, que garanta um suporte técnico aos produtores de queijo de Araputanga. Após percorrer as comunidades e nossos produtores de Queijo, com o suporte da gestão municipal e outras instituições públicas e privadas, desenvolveremos um Projeto de Intervenção objetivando facilitar e formalizar o comércio de Queijos Artesanais em nosso município”, frisou Morghana Pires de Albuquerque, Médica Veterinária e responsável pelo SIM de Araputanga.

Em sua primeira visita, realizada na última quarta-feira (28/08), aproximadamente 10 artesãs de Queijos se fizeram presente. Durante a reunião, representantes do SIM e da Vigilância Sanitária discutiram a situação atual do comercio de queijo artesanal em Araputanga e, o inicio da construção de um projeto de intervenção capaz de dar suporte aos produtores de queijo do município, visando ampliar, regularizar e estabelecer um controle de qualidade à produção, logística e comercialização de Queijos no município, por meio de uma sequência de ações

“A vigilância sanitária de Araputanga é parceira dessa ação. Assim como fizemos na primeira reunião, levaremos ao conhecimentos de todas as produtoras ,que ainda serão visitadas, todas as exigências sanitárias para a produção, logística e a comercialização dos produtos de origem animal, com foco, nessa oportunidade, no queijo e outros produtos derivados do Leite”, frisou José Ricardo Ribeiro, Gerente de Vigilância em Saúde, da Secretária Municipal de Saúde de Araputanga.

Na primeira quinzena de setembro, outras comunidades serão visitadas e outras ações e parcerias serão feitas com a finalidade de fazer com que o projeto contenha ações capazes de atender a todos produtores e, assim, regularizar a produção e comercialização de Queijo em Araputanga. “Buscando levar mais desenvolvimento para o campo, iniciamos essa agenda de visitas de diálogo com nossas produtoras de queijo. Em breve, estabeleceremos parcerias com outras instituições para a oferta de cursos e outros investimentos”, afirmou Joel Marins de Carvalho (DEM), Prefeito Municipal de Araputanga.